Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Morte de Osama Bin Laden

Posted by Rui On 19:44 3 comments


Muito se tem falado por este mundo fora sobre a morte do terrorista Osama Bin Laden. É perfeitamente normal, um acontecimento pelo qual muita gente esperava finalmente aconteceu. 

Para alguns é a vingança merecida que ansiavam, para outros é mais um motivo de se vangloriarem vaidosamente por este mundo fora e para mim há três pontos importantes que merecem ser abordados, um bom, um mau e um que não passa de uma teoria, cheia de interrogações e sem conclusões, alias, como todas as teorias da conspiração.

Começando pelo bom, é obviamente a eliminação de uma das maiores ameaças mundiais do nosso planeta, senão mesmo a maior! O líder do grupo terrorista mais perigoso do mundo foi morto. Para mim foi uma surpresa, uma surpresa que poderá ter consequências fortes dentro da Al-Qaeda nomeadamente ao nível de destabilização. Foram dez anos de buscas intensas, e já fazia algum tempo que praticamente pouco ou nada se ouvia falar sobre a personagem, até que de repente, BAM, o homem está morto! 

Ou então, acontece totalmente o oposto, e a Al-Qaeda prepara-se agora para atacar mais do que alguma vez atacou, furiosa pelo sucedido. Isso poderá ser um problema para todos os países do Mundo, e Portugal não será excepção apesar de ter sempre sido deixado em paz. Pobre, mas no seu cantinho sem ser incomodado! Apesar de obviamente os Estados Unidos da América serem o principal alvo, o alerta tem ser lançado.

Por último, como referi, foram dez anos de buscas ao homem e curiosamente ele é morto numa altura em que a imagem do Obama se continua a cair, perde a reeleição. Não deixa de ser no entanto curioso que capturar o Osama foi sempre um dos seus principais objectivos como presidente, e parece ter conseguido.

O problema é, e senão conseguiu? Há um pequeno pivete envolvendo a história de o homem ter sido deitado ao mar. Será que não o mataram e o capturaram e agora tentam esconder a realidade para o torturar ou algo do género e sei lá, descobrir novas informações sobre o grupo de terrorismo? Ou será que amanhã temos o Bin Laden nas televisões a dizer olá ao mundo como já aconteceu noutras vezes apesar de nessa altura nunca ter surgido uma confirmação oficial da sua morte?

Também se pode perceber que este silêncio relativamente a Bin Laden nos últimos anos poderá ter sido mesmo estratégia dos Estados Unidos e nomeadamente de Obama. Como referi foram 10 anos à procura do dele, se calhar, não sei, suponho que Obama foi suficientemente astuto para "abandonar" o assunto e sentar-se à mesa para conversar sobre a melhor estratégia de eliminar o homem mais procurado do mundo. A operação foi delineada, foi executada e o trabalho feito. Não consigo é tirar da cabeça a altura em que ocorreu, tendo em contas o clima político que se vive nos Estados Unidos e o facto de novamente, ele ter sido atirado ao mar...

Já ouvi dizer de que enterrá-lo poderia levar a que se criasse uma espécie de culto para terroristas à volta do local. Algo que por exemplo aconteceu aquando da morte de Hitler onde o seu corpo nunca mais foi encontrado.

No entanto não deixa de ser algo curioso... Até porque tem sido uma altura cheia de grandes eventos. Na sexta feira o casamento real, ontem a beatificação do Papa, hoje isto, grandes dias que o jornalismo tem vivido, a TVI que aproveite! 

P.S: Não sei se já conhecem o mais recente jogo baseado em Osama Bin Laden. Eu cá já conheço, e já tenho inclusive o meu primeiro diploma:




3 comentários:

  1. Eu acho muito estranho que isto surja assim do nada, nem tão pouco se falava da procura dele. Mas também não posso dizer que fiquei triste. Só me preocupa as consequências disto tudo, tenho medo que só piore

    ResponderEliminar
  2. Bom texto. Aliás nem sei de onde copiaste isso.

    Agora a sério, não consigo ter pena desse animal, aliás a única coisa que sinto por esse monte de esterco é nojo, e eu sentiria-me honrado se me dessem a oportunidade não de o matar mas sim de o torturar.

    ResponderEliminar
  3. Luis, as tantas é o que estão a fazer. Nunca se deve acreditar a 100% no que se diz..

    ResponderEliminar

Site search