Seguidores

Com tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Liga dos Campeões e a Marca

Posted by Rui On 11:16 1 comment

Este é o meu primeiro artigo em que vou falar de futebol, mas deixo já a promessa, não será o último! Há um rescaldo de um campeonato e umas gloriosas vitórias contra um certo clube também ele glorioso que merecem ser referenciados. De qualquer das maneiras, colocando para já tudo isso de parte, vou aproveitar para comentar um pouco o jogo de ontem entre Barça e Real e claro, falar das revelações exclusivas e mundiais do Jornal espanhol, A Marca!

Para começar, quero congratular o grande Barcelona por atingir mais uma merecida final, apesar de confessar, terem-se mais uma vez passado coisas estranhas dentro de campo. É a equipa que melhor joga, é muito bom ver o Barcelona a jogar, e se o Real não fez mais, foi primeiro por medo do melhor treinador do mundo e nada mais. Ainda assim, a protecção ao clube da Catalunha deixa qualquer adepto do futebol constrangido. As leis são iguais para todos!

Convém referir que a expulsão de Pepe condicionou o jogo ultra defensivo do Real Madrid no Santiago de Bernabéu, todavia ainda que se possa considerar exagerada, a verdade é que o Pepe tem uma entrada bastante dura sobre o adversário, e que apesar de não tocar no adversário, é um atentando à integridade física do jogador. O teatro de Daniel Alves, algo muito comum na Catalunha, basta olhar para a quantidade de jogadores do Barça que se atiram para o chão por tudo e por nada com principal destaque para Busquets, aliada à reputação de Pepe que quer se queira quer não, está extremamente manchada por faltas de profissionalismo, más atitudes e agressividade acima da média contra o adversário, ou não tivesse ele pontapeado repetidamente um jogador caído no chão, foram decisivos para a sua expulsão. Na segunda mão, no Camp Nou, dizem existir um golo mal anulado ao Real Madrid, não sei a veracidade disto porque não vi o lance e caso fosse verdade poderia ter mudado muita coisa, mas do que vi, em ambos os jogos passou a equipa que mais quis ganhar e acima de tudo praticar bom futebol!

Seguimos agora para o segundo tema, onde a Marca revela com uma exclusividade mundial que os dirigentes do Futebol Clube do Porto foram jantar com o árbitro do jogo FC Porto vs Villarreal em que os dragões terminaram com uma categórica vitória de 5 a 1.




Não olhando para o seu umbigo e para a forma vergonhosa como alguns dos clubes do seu país têm ganho na Europa, sim estou a falar do Barcelona clube que adoro, parece-me que a Marca manda uma notícia à toa pura e simplesmente para tentar destabilizar o meu clube. Pois é, deve fazer muita comichão uma das melhores equipas espanholas ser goleada por portugueses, desejo agora que se passe exactamente o mesmo, que consigamos mais uma grande vitória e que a azia invada aquele país mais uma vez como já não acontecia desde os 4-0 no Estádio da Luz!

Destaco agora o percurso do FC Porto na Liga Europa onde espalhou classe em todos os jogos, conseguindo vitórias fantásticas, com grandes goleadas e um futebol atractivo. Senão fez mais, foi porque não o deixaram, porque falta de dualidade de critérios e erros graves em jogos contra Sevilha ou CSKA impediram sempre o Porto de ir ainda mais longe. Expulsões perdoadas e faltas por marcar são alguns desses exemplos. Recordo também que contra o Villarreal principalmente na primeira parte se destaca uma má exibição por parte da equipa de arbitragem prejudicando o Futebol Clube do Porto, lembrando-me por exemplo do cartão amarelo mostrado aos 5 minutos a Fernando e perdoando sempre que pode a mostragem de cartões aos jogadores do Submarino.

O jornal destaca ainda que o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor do FC Porto quando o jogo estava 1-0 para o Villarreal. É curioso ver que pela primeira vez se contesta um penalty bem assinalado. Mas o que se pode pedir de um jornal que diz que o quarto golo do Futebol Clube do Porto foi marcado em fora do jogo?

Parece-me que tal como Guardiola que segundo o melhor treinador do mundo se juntou a um grupo restrito de treinadores que criticam as boas decisões da equipa de arbitragem, agora também a Marca se juntou a um grupo restrito de imprensa que crítica as boas decisões da arbitragem. Deve ser algo normal naquele país...

Depois da protecção que tiveram no Mundial e que a maioria das suas equipas têm nas competições Europeias deve ser estranho quando um árbitro faz o seu trabalho como deve ser, mesmo que só durante quarenta e cinco minutos.



Por último, e para concluir quero perguntar onde está a verdade desportiva quando um jogador agredido apanha 30 dias de suspensão, um treinador que agride apanha 11 e um treinador que diz umas palavras ao árbitro 10.

1 comentário:

  1. os espanhóis têm uma mania incrível de sacudir a água do pote e culpar a arbitragem. Sinceramente não percebo onde vêem o roubo do Villareal e acho que só um louco considera o golo do porto fora de jogo.
    Mas enfim, são só desculpas de mau perdedor

    ResponderEliminar

Site search