Seguidores

Com tecnologia do Blogger.
Mostrar mensagens com a etiqueta bin laden. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bin laden. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Morte de Osama Bin Laden

Posted by Rui On 19:44 3 comments


Muito se tem falado por este mundo fora sobre a morte do terrorista Osama Bin Laden. É perfeitamente normal, um acontecimento pelo qual muita gente esperava finalmente aconteceu. 

Para alguns é a vingança merecida que ansiavam, para outros é mais um motivo de se vangloriarem vaidosamente por este mundo fora e para mim há três pontos importantes que merecem ser abordados, um bom, um mau e um que não passa de uma teoria, cheia de interrogações e sem conclusões, alias, como todas as teorias da conspiração.

Começando pelo bom, é obviamente a eliminação de uma das maiores ameaças mundiais do nosso planeta, senão mesmo a maior! O líder do grupo terrorista mais perigoso do mundo foi morto. Para mim foi uma surpresa, uma surpresa que poderá ter consequências fortes dentro da Al-Qaeda nomeadamente ao nível de destabilização. Foram dez anos de buscas intensas, e já fazia algum tempo que praticamente pouco ou nada se ouvia falar sobre a personagem, até que de repente, BAM, o homem está morto! 

Ou então, acontece totalmente o oposto, e a Al-Qaeda prepara-se agora para atacar mais do que alguma vez atacou, furiosa pelo sucedido. Isso poderá ser um problema para todos os países do Mundo, e Portugal não será excepção apesar de ter sempre sido deixado em paz. Pobre, mas no seu cantinho sem ser incomodado! Apesar de obviamente os Estados Unidos da América serem o principal alvo, o alerta tem ser lançado.

Por último, como referi, foram dez anos de buscas ao homem e curiosamente ele é morto numa altura em que a imagem do Obama se continua a cair, perde a reeleição. Não deixa de ser no entanto curioso que capturar o Osama foi sempre um dos seus principais objectivos como presidente, e parece ter conseguido.

O problema é, e senão conseguiu? Há um pequeno pivete envolvendo a história de o homem ter sido deitado ao mar. Será que não o mataram e o capturaram e agora tentam esconder a realidade para o torturar ou algo do género e sei lá, descobrir novas informações sobre o grupo de terrorismo? Ou será que amanhã temos o Bin Laden nas televisões a dizer olá ao mundo como já aconteceu noutras vezes apesar de nessa altura nunca ter surgido uma confirmação oficial da sua morte?

Também se pode perceber que este silêncio relativamente a Bin Laden nos últimos anos poderá ter sido mesmo estratégia dos Estados Unidos e nomeadamente de Obama. Como referi foram 10 anos à procura do dele, se calhar, não sei, suponho que Obama foi suficientemente astuto para "abandonar" o assunto e sentar-se à mesa para conversar sobre a melhor estratégia de eliminar o homem mais procurado do mundo. A operação foi delineada, foi executada e o trabalho feito. Não consigo é tirar da cabeça a altura em que ocorreu, tendo em contas o clima político que se vive nos Estados Unidos e o facto de novamente, ele ter sido atirado ao mar...

Já ouvi dizer de que enterrá-lo poderia levar a que se criasse uma espécie de culto para terroristas à volta do local. Algo que por exemplo aconteceu aquando da morte de Hitler onde o seu corpo nunca mais foi encontrado.

No entanto não deixa de ser algo curioso... Até porque tem sido uma altura cheia de grandes eventos. Na sexta feira o casamento real, ontem a beatificação do Papa, hoje isto, grandes dias que o jornalismo tem vivido, a TVI que aproveite! 

P.S: Não sei se já conhecem o mais recente jogo baseado em Osama Bin Laden. Eu cá já conheço, e já tenho inclusive o meu primeiro diploma:




Site search